Text Size
Entrar

Boletim nº 102

O QUE CREMOS


A  BÍBLIA  COMO  A  PALAVRA  DE  DEUS.   (PARTE 1)

Queridos irmãos. Estaremos iniciando por esse boletim uma série de artigos sobre a nossa fé e doutrina intitulada “O QUE CREMOS”. É muito importante que saibamos ou que reforcemos nosso conhecimento sobre nossa doutrina Presbiteriana.
Os artigos são evidentemente resumidos e sucintos, mas suficientes para formar um mínimo de base doutrinária para nossa amada Igreja Filadélfia. Qualquer dúvida eu e a equipe pastoral estamos à disposição para esclarecimentos.
Reverendo Anísio Romanini

PRIMEIRO ASSUNTO: A  BÍBLIA  COMO  A  PALAVRA  DE  DEUS.

A BÍBLIA
Considerada um dos maiores tesouros da humanidade, a Bíblia chegou até nossos dias graças a atuação de pessoas muito especiais: os copistas. Através dos séculos, as escrituras foram preservadas e transmitidas por meio de cópias manuscritas.
Você sabia que a Bíblia foi o primeiro livro impresso no mundo?                                       E que é o livro mais impresso em todo o mundo?                                                                    E o mais traduzido no planeta? Você já leu a Bíblia toda? Não? Você sabia que a Bíblia nos ensina muita coisa? A Bíblia é como um testamento que  herdarmos e nos ensina sobre amor e sabedoria. Ensina que você ame e respeite seu próximo e também pede que seu próximo te ame e te  respeite...
A palavra grega Bíblia, em plural, deriva do grego bíblos ou bíblion, que significa "rolo" ou "livro". Bíblion, no caso nominativo plural, assume a forma bíblia, significando "livros". No latim mediaval, bíblia é usada como uma palavra singular - uma coleção de livros ou "a Bíblia". Foi São Jerônimo, tradutor da Vulgata Latina, que chamou pela primeira vez ao conjunto dos livros do Antigo Testamento e Novo Testamento de "Biblioteca Divina". A Bíblia é na realidade uma coleção de livros catalogados, considerados pelas diversas religiões cristãs como Divinamente inspirados.   É sinônimo de "Escrituras Sagradas" e "Palavra de Deus". 
Conceitos sobre a Bíblia
Os cristãos acreditam que os homens que escreveram a Bíblia, foram inspirados por Deus e, por isso, consideram que a Bíblia é a Escritura Sagrada.
Para o cristianismo tradicional, a Bíblia é a Palavra de Deus, portanto ela é mais do que apenas um bom livro, é a vontade de Deus escrita para a humanidade. Para esses cristãos nela se encontram, acima de tudo, as respostas para os problemas da humanidade e a base para princípios e normas de moral.
Os idiomas originais
Foram utilizados três idiomas diferentes na escrita dos diversos livros da Bíblia: o hebraico, o grego e o aramaico. Em hebraico consonantal foi escrito todo o Antigo Testamento, com exceção dos livros chamados deuterocanônicos, e de alguns capítulos do livro de Daniel, que foram redigidos em aramaico. Em grego comum, além dos já referidos livros deuterocanônicos do Antigo Testamento, foram escritos praticamente todos os livros do Novo Testamento.
continua no próximo boletim


Rev. Anisio Romanini
Pastor Igreja Presbiteriana Filadelfia

ano_3

ESCALA DIÁCONOS e RECEPCIONISTAS

03/04/2011 Portella e Denise/
Márcio e Lilian

10/04/2011 Aramis e Alice/
Loriloi e Benedita

17/04/2011 Jonas, Creuza,
Mauricio, Denise e Fumio

24/04/2011 Francielo e Gleyce/
Samuel e Jaqueline

01/05/2010 Portela e Denise/
Márcio e Lilian


ESCALA DOS PRESBÍTEROS

20/03/2011 Jair de Lima Máximo

27/03/2011 Josué de Souza Freire

03/04/2011 Rafael da Conceição

10/04/2011 Jair de Lima Máximo



LIDERANÇA
Rev. Anisio Romanini
Tel.: 3244-9660
email.: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Rev. Cláudio C. Formigal
tel.: 3569-2377
email.: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Acesso Restrito